Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

FENOMENOLOGIA DA INVEJA
Adriana Tanese
A inveja é a cobiça do ser, como a ganância é a cobiça do ter. Pessoas gananciosas agarram tudo o que encontram, buscam arrancar a fatia maior do bolo. São movidas por uma força cega e pouco se importam em quem pisam para conseguir o que querem. Seu desejo é obeso. A angústia que precisam aplacar internamente é muito grande, pois neste vazio existencial jogam tudo quanto é possível para acalmar seu deus voraz.
Agora, a inveja é diferente e menos escandalosa, porém mais perigosa. Seu alvo não é o que os outros têm, mas o que os outros são. O invejoso, que não tem personalidade própria mas vive de luz refletida, está encantado pelo outro. A pessoa que suscita sua inveja possui qualidades psicológicas que o atraem, literalmente, o fascinam. Isso poderia gerar uma relação positiva, de complementariedade, troca e amizade. Ou de mestre-discípulo, dependendo da situação. Mas o invejoso, em lugar disso, nega o fascínio que sente e busca sujar a imagem do outro.
Por que ele faz isso? Porque se sente ameaçado. Como o invejoso se coloca muito abaixo da pessoa cuja personalidade admira, ele sequer cogita ser como ela (do seu jeito). No final das contas, o invejoso tem uma autoestima baixíssima, ele mesmo se coloca fora do jogo. Eliminando a possibilidade de jogar, nada lhe resta a não ser tentar estragar o jogo dos outros.
E aqui começa a tristeza. O invejoso não vai declarar o que sente. Inveja é um sentimento do qual se tem vergonha. E também ele não pode reconhecer os valores que vê no outro, a não ser de forma superficial, fingida, como alguém que constata que o céu é azul e que há uma árvore no parque. Reconhece sem valorizar. E só quando for realmente necessário.
Fora os casos em que circunstâncias infortuitas da vida tornam impossível avançar e a pessoa tem mais talentos daqueles que consegue expressar, o problema do invejoso contumaz é que ele simplesmente não têm condições psicológicas para alcançar outros níveis. Falta-lhe estrutura psíquica e cultural porque, infelizmente, esse tipo de pessoa não quer se dar ao trabalho real de chegar onde sonha. Quer ela seja preguiçosa, quer prefira manipular os outros ou enfim seja totalmente incapaz, o fato é que há uma triste e fatal discrepância entre o que deseja e o que é.
Para começar qualquer trabalho de aprendizado, desde estudar matemática ou iniciar uma terapia, a pessoa precisa reconhecer que não sabe, que há algo que ela não sabe e quer ou precisa descobrir. E aí começa o rolo: o invejoso se dá o luxo de ser tão orgulhoso a ponto de não poder enfrentar suas próprias lacunas, as quais desta forma nunca poderá preencher.
Assim, preso num círculo vicioso, ao invejoso só resta tentar solapar a pessoa que desperta sua inveja. E fará isso de forma sutil, esdrúxula e "o mais por baixo dos panos possível". De maneira escondida e camuflada, exatamente como seu real sentimento é.
O meio mais usado é a difamação. O invejoso mente e torce a verdade, começando por sua própria percepção das coisas. De fato, o trabalho de difamação e solapamento do outro se instaura dentro da própria psique do invejoso antes de alcançar o outro. Ele enxerga as coisas de forma distorcida e acredita tanto no que vê que quando comenta com os demais parece sincero, e pior, parece uma vítima.
O invejoso é, portanto, um fingido. Ele sufocou a tal ponto seu real sentir que está “convencido” do que fala. E precisa fazer isso, pois poucos aguentariam simplesmente reconhecer sua própria inveja e agir mal. Quem se percebe é a pessoa consciente que se trabalha. Esta não vai prejudicar a vida de ninguém. Sofre em silêncio. Agora, o invejoso real cria uma bola de neve venenosa e apetitosa que fará rolar impiedosamente sobre o objeto de sua inveja com o intuito é eliminá-lo do território.
Finalizando, a inveja maléfica é o sinal de um coração obscurecido pela vontade de poder.


"AMBICIONAR É QUERER TER. INVEJAR É, ALÉM DE QUERER TER, QUERER QUE O OUTRO NÃO TENHA".
(Zuenir Ventura)

Um comentário:

Anônimo disse...

caro professor e quando uma pessoa parece querer que você nunca tenha nada e faz todos os esforços possiveis para lhe tirar tudo e sempre lhe nega tudo, e nunca te reconhece ao contrario só te coloca para baixo. também é inveja.? Sofro disto e o problema eu penso que não é e nem é somente este sentimento que vem para mim é o que este sentimento já fez em mim, porque eu sem saber também estou me comportando erradamente as vezes pareço até soberbo, como que eu estivesse emitando o outro jeito da pessoa em mim. A minha vida toda foi assim, meus irmãos sempre me massacraram .. e agora que a minha mãe morreu ... parece que virou uma festa ! Mas eu quero tirar isto de mim pois eu sei que estou atraindo só coisas ruins para mim, parece que sempre tem alguém querendo competir comigo. Eu nunca tive isto e agora estou numa situação difícil por causa desta inveja tanto financeiramente como mentalmente. Que saco isto ?! Não é verdade ? Parece que sempre tem um e parece que esta porcaria já está em mim.. E eu nunca tive isto... Guiga. fdesk_@hotmail.com